Corrigido
PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM E AÇÕES BASEADAS NOS INDICADORES DE QUALIDADE
NOTA DO ORIENTADOR: _________
NOTA DO PARECISTA: ___________
NOTA FINAL:____________________
São Paulo
2010
PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM E AÇÕES BASEADAS NOS INDICADORES DA VIGILANCIA SANITÁRIA
Área de Concentração: Gestão de Enfermagem
Orientador: Profa. Dra. Arlete Bernardes Rubbo
Pesquisa apresentada a Universidade Nove de Julho referente ao Trabalho de Conclusão de Curso II para obtenção do título de Enfermeiro.
São Paulo
2010
1. Introdução
A partir da máxima de que: “É preciso conhecer para agir e gerenciar.”; entende-se que o conhecimento sobre a instituição gera um circuito infinito de informação e planejamento.
Assim o controle de Qualidade forma-se através da análise individual de cada serviço prestado, e quando falamos em saúde, de cada Unidade ou setor gerido pelo enfermeiro1.
Dentre as atribuições do profissional de enfermagem estão: o cuidar, o ensinar, o estudar e o gerenciar, buscando sempre a melhoria das atividades desempenhadas pela equipe multidisciplinar em favor do cliente.
A gestão faz parte do cotidiano do Enfermeiro, apesar de muitos exercerem uma função basicamente assistencial. Mesmo para esses é possível realizar uma análise profunda da metodologia utilizada em cada procedimento que irá refletir na qualidade. Entender esse processo e conhecer as etapas de construção de indicadores são essenciais na formação do profissional de saúde, a fim de proporcionar um fluxo constante de aprimoramento de técnicas2-10.
Para que haja gestão de qualidade, é preciso iniciar um processo de investigação, esse processo deve ser o carro chefe do gestor de enfermagem como forma de gerenciar o cuidado. A investigação deve estar associada ao cotidiano da assistência a fim de construir uma estratégia e trabalho que permita a qualidade na atenção2.
Para o resultado fidedigno da avaliação é necessária a elaboração de