Atividade 1 Respostas ENVIADA
Aluna: Lorena Lescano da Costa RGM: 191.843
ATIVIDADE 1
QUESTÃO 1
O texto “Uma Experiência Absurda”, retirado do livro “Cultura: um conceito antropológico” do autor Laraia, trata-se de um texto de gênero científico, devido a dois textos citados do artigo “O superorgânico” de Kroeber, na qual, Laraia defende uma tese, de que a cultura influencia no comportamento e até na linguagem das pessoas.
O tema central do texto é a linguagem relacionada à cultura, pois Laraia defende de que não existe uma “linguagem humana natural”, que seja expressa ou comunicada, independentemente da cultura, ou seja, a língua das pessoas está diretamente relacionada ao meio em que vive e ao contexto cultural, e para explicar melhor a sua afirmação, ele trás duas experiências feitas no passado, uma por um rei egípcio, na qual queria saber qual era a língua oficial de um grupo de crianças, colocando-as junto com cabras e concluindo com sua experiência, de que elas haviam influenciadas pelo som desses animais. E outra por Akbar, que fez a experiência de encerrar crianças em uma casa, com o intuito de descobrir qual era a “religião natural da humanidade”, assim deixando sua experiência incompleta devido ao silêncio das crianças por não terem influências.
As duas citações, ajudou Laraia a sustentar mais a sua tese defendida, pois os textos são convincentes, mesmo que o próprio autor, Kroeber, “duvide da sua veracidade”, são citados de forma coerente, deixando o texto fácil de ser compreendido, com palavras muito bem colocadas, assim ficando quase impossível de discordar de suas afirmações.
Laraia nos fez refletir sobre a natureza humana, fazendo-nos a entender de que a nossa linguagem e comportamento não é algo hereditário e sim algo adquirido, ou seja, somos influenciados de acordo com o nosso meio.
QUESTÃO 2
O processo da humanização se deu a partir da primeira criação do homem, que foi o descobrimento e o domínio sobre o fogo. A partir daí, o ser