IDOSO CORRIGIDO
2097 palavras
9 páginas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADOGABRIELLE FRANÇA
JÉSSICA SANTOS
KAUANNA BASTOS
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
IDADE ADULTA TARDIA
SÃO JOSÉ
2015
GABRIELLE FRANÇA
JÉSSICA SANTOS
KAUANNA BASTOS
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
IDADE ADULTA TARDIA
São José
2015
1. RESUMO (SÍNTESE)
A partir dos 65 anos se inicia a entrada tradicional para a terceira idade (a Idade Adulta Tardia), a última fase da vida, porém muitos adultos aos 65/75 anos, não sentem e nem agem como “idosos” e com o fim da aposentadoria obrigatória tão poucos deixam de trabalhar.
Muitos dos idosos desfrutam da boa saúde física e mental, em bora algumas habilidades possam diminuir, as pessoas físicas e intelectualmente ativas podem manter-se muita bem na maioria dos aspectos e até nossas melhoras sua competência. O funcionalmente físico e cognitivo tem efeitos psicossociais, muitas vezes determinando o estado emocional do idoso e a capacidade de viver de maneira independente.
2. CARACTERÍSTICAS E DESENVOLVIMENTO NA IDADE ADULTA TARDIA
2.1 Desenvolvimento Físico
Longevidade e envelhecimento
A expectativa de vida aumentou pragmaticamente desde 1900. Pessoas brancas tendem a ter mais longevidade de que pessoas negras, e as mulheres mais que os homens; por isso, o número de mulheres mais velhas ultrapassa o de homens mais velhos em uma proporção de três para dois.
As taxas de mortalidade têm diminuído doenças cardíacas, câncer e derrame são as três principais causas de morte para pessoas com mais de 65 anos. A senescência período do ciclo de vida marcado por mudanças físicas associadas ao envelhecimento começa em idades variadas para as diferentes pessoas.
As teorias de envelhecimento biológico enquadram-se em duas categorias: teorias de programação genética, sugeridas pelo limite hayflick, e teorias de taxas variáveis, (ou teorias de erro), como aquelas que apontam para os efeitos