corrida de sacos
Ano lectivo 2009/2010
E.F.
Membros do grupo: Professor:
Ano Lectivo 2009/2010
Índice
Introdução………………………………….pág.4
Corrida de sacos…………………………pág.5
Onde surgiu………..……………………..pág.6
Como jogar………………………………..pág.7
Conclusão…………………………………..pág.9
Bibliografia…………………………………pág.9
Introdução
O tema de jogos tradicionais é bastante interessante. E a corrida de sacos além de a maioria das pessoas já conhecer e por isso ser um jogo tradicional de Portugal é muito divertida.
Corrida de sacos
Nº de jogadores: Vários;
Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso; em número igual ao número de participantes;
Como se joga: Estabelece-se o percurso no chão com uma linha de partida e uma de chegada. Todos os concorrentes colocam-se atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do saco, segurando-o com ambas as mãos e deslocam-se em direcção á meta. Ganha quem chegar primeiro.
Como surgiu
A vida quotidiana da população de antigamente além do trabalho diário também tinham as diversões e uma delas que era praticada pelos jovens é a corrida de sacos.
Como se joga
1-Procura uns sacos grandes de serapilheira ou plástico grosso.
2-Marca duas linhas no chão, uma será a linha de partida e a outra a linha da meta.
3-Os jogadores colocam-se atrás de uma linha horizontal, a linha de partida, preferivelmente sobre um chão macio, por exemplo, relva. A seguir, cada um entra para dentro do seu saco e segura-o com as mãos.
4-Começa o jogo! Os jogadores deslocam-se a saltar em direcção à linha da meta. Se durante a corrida os jogadores caírem, não há nenhum problema. Podem levantar-se e continuar a saltar.
5-Durante a corrida os jogadores não podem sair do saco, não podem empurrar ou fazer batota se isto acontecer serão expulsos do jogo.
6-Ganha quem chegar primeiro.
Conclusão
Gostamos muito de fazer este trabalho apesar da