Corrida de Estafetas
Corrida de Estafetas de Obstáculos
Material utilizado:
8 varas, 8 cones, 16 sinalizadores, 4 cordas.
Exercício nº: 1
Descrição gráfica do exercício:
Objetivo: Perícia
Número de alunos participantes: 4 equipas de 5 elementos = 20
Espaço utilizado: Meio-campo do campo de sintético de futebol 7
Tempo e forma da Instrução: 1min, visualmente
Duração do Exercício: 10min
Intensidade ( Baixa; Média; Alta): Média
Sua orgânica: Corrida de estafetas de obstáculos, que será composta por vários obstáculos e algumas condicionantes, onde o elemento seguinte da fila só pode iniciar a corrida quando o elemento anterior chegar à meta definida.
Condicionantes ou variantes aplicadas: Se o exercício estiver a ser demasiado fácil para os participantes, o colega seguinte poderá ter que realizar o percurso ao "pé coxinho", ou com saltos com os pés juntos, ou mesmo de "gatas".
Intervenção do docente/treinador: O treinador vai intervir no sentido de apoio às equipas, e ao impedimento de batota. Caso esta seja feita, o treinador deverá agir prejudicando a equipa em causa, mandando o atleta repetir o percurso.
Exercício nº: 2
Treinador/professor: Nuno Barracosa
Objetivo: coordenação motora com vários elementos
Identificação / Classificação do Exercício: Complementar
Número de alunos participantes: 4
Material necessário: 4 coletes
Espaço utilizado: espaço de 10x20m
Tempo e forma da Instrução: 2’ - visualmente
Sua orgânica: Denominado do jogo caça - rabos, ou seja, cada criança tem um colete preso na parte de trás dos calções e existe uma criança a apanhar. Com o decorrer do exercício o professor dará novo feedback referente à forma como se pode apanhar os coletes (corrida normal, de costas, pé-coxinho, etc.)
Condicionantes ou variantes aplicadas: Devido ao N ser pequeno não se pode introduzir muitas condicionantes contudo e com o decorrer do exercício o professor pode colocar duas crianças a apanhar de mão dada
Intervenção