Correção monetaria no barsil
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A EXTINÇÃO DA CORREÇÃO MONETÁRIA NO BRASIL: Manipulação Política de Conceitos Contábeis
Ribeirão Preto
2011
Carlos Eduardo Baratto Elaine Cristina S. de Jesus
Hellen Cristina da Silva Luciana Regina da S. Silveira Priscila Lazoti Silvia Alessio Pereira Machado
A EXTINÇÃO DA CORREÇÃO MONETÁRIA NO BRASIL: Manipulação Política de Conceitos Contábeis
Pesquisa apresentado à disciplina de de Metodologia Cientifica, como avaliação do 5º período de Ciências Contábeis, da Facudade de Ribeirão Preto, sob a orientação da Professora Terezinha Marcantonio.
Ribeirão Preto
2011
RESUMO
O espírito original desse instrumento econômico, mas de natureza contábil, era o de recompor o poder de compra dos ativos das organizações e isso foi feito eficazmente por cerca de trinta anos.
O Ativo Permanente seria atualizado porque não havendo intenção de vendê-lo, a organização assistia o seu valor aumentando a cada dia, via processo inflacionário, sem que este efeito estivesse sendo visto contabilmente. Já o Patrimônio Líquido, por representar o Capital Próprio da empresa, precisava estar muito próximo da realidade econômico-financeira para um melhor controle dos seus donos. A solução contábil não tardou a surgir e com a criação da Conta do Resultado da Correção Monetária resolveu-se o problema. O mecanismo para a recomposição do poder de compra dos Ativos seria definido.
Tal mecanismo favorecia às empresas cujos Patrimônios Líquidos fossem superiores aos seus Ativos Permanentes, uma vez que produziam Correção devedora que na prática funcionavam como redutores dos