Correção historia
1 – A estratégia utilizada por Cortez pode ser resumida numa frase utilizada pelo pesquisador Todorov “conhecer para dominar e dominar para destruir”. Ou seja, o conquistador passou a conhecer a estrutura e organização do império asteca, devido ao acesso as informações privilegiadas cedidas por Malinche sobre o imperador Montezuma. Sabendo das fraquezas desta civilização, Cortez começa- então – a dominação sobre esta sociedade, agora já bastante conhecida. Com a insatisfação de alguns membros da sociedade asteca, o estrategista espanhol começa destruir a cultura local e implantar a cultura europeia, além de praticar um verdadeiro genocídio no novo mundo.
2 – A superioridade bélica / a imunidade às doenças já conhecida pelos europeus, que foram trazidas da Europa, provocando a morte de boa parte dos indígenas / O fato de possuírem a escrita.
3 – Instucionalização (Dominação cultural, econômica, politica).
A institucionalização da conquista se deu com o envio dos Adelantados para a América, responsáveis por extrair as riquezas da América e enviá-las para a metrópole. Além disso, eram responsáveis por catequizar os indígenas. Juntamente com a ocupação das terras do novo mundo, veio a necessidade de fiscalizar a extração de ouro e prata e também monopolizar o comércio. Para isso, criaram a casa de contratação e criaram a lei de porto único, dando um controle efetivo por parte da Espanha em suas colônias na América. O controle político começa de fato após a criação do conselho das índias, fazendo com que todas as decisões relacionadas a colônia fossem tomadas apenas por membros desse conselho, que representavam a coroa espanhola. Na colônia, a criação dos vice-reinos, foi primordial para que as informações chegassem na metrópoles, visto que, os cargos políticos eram compostos pelos chapetones.
4 – Chapetones: grupo de pessoas nascidas da Europa, mas que eram enviadas para América. Criollos: grupo de