Correntes teóricas da sociologia.
Falaremos aqui sobre as relações entre sociedade e o individuo através de correntes teóricas sociológicas. Sendo as principais trabalhadas Funcionalismo, Estruturalismo, Interacionismo Simbólico e Sistemas simbólicos.
Funcionalismo trata a organização social como, por exemplo, os órgãos do corpo humano. Diferentes em si; como cada unidade social é diferente entre si, seja Política, religiosa, família, trabalho; Porem cada um trabalha e reagem entre si para a organização ou sobrevivência dos organismos Social. Estruturalismo, semelhante ao funcionalismo ele vem falar da relação de interconexão entre os indivíduos e as unidades sociais. Vem tratar o indivíduo como produção social, onde suas ações são regidas através das condições sociais q impões sobre as escolhas individuais.
Logo o funcionalismo, vem tratar de como funciona a estrutura. E Estruturalismos parte da reação sociedade sobre o individuo, ou seja, "Percepção da estrutura social como um conjunto de relacionamento dado de uma existência própria e independente dos indivíduos ou grupos que ai ocupa posições, num dado momento do tempo." (Miceli, 1997, Folha de São Paulo).
E quem detém o poder de determinar as Funções Sociais?
Chegamos então na análise de classe. Todo o processo social esta sobre dois pilares, Economia e Política. A estratificação social se dá a partir da reprodução social, esta por sua vez se da pela organização da produção econômico e político. "Em síntese, pois, não se pode compreender o processo de estratificação social enquanto não se examinar a maneira pela qual se organizam as estruturas de apropriação (econômica) e dominação (política)" (Ianni, Octavio. 1978 , Teoria da Estratificação.) Para entendermos classe chegamos à definição Marxista que se baseia na divisão do trabalho, afinal é ele o combustível da economia. Para Marx a duas classes: a do Proletário e do Capitalista. A diferença entre elas está na detenção de poder econômico e político,