Comandos eletricos
Este tipo de circuito bloqueia a partida simultânea de dois motores. Normalmente é utilizada para evitar sobrecarga em uma rede, na qual o automatismo mantém uma ordem de ligar os motores e ocorrendo uma queda de tensão e outra somente no retorno da mesma. Se motores partissem simultaneamente ocasionaria uma grande perturbações na rede. No caso atual deseja-se projetar um sistema de partida de dois motores, através de um único conjunto de botoeiras, sendo que dado um comando de ligar, o primeiro motor (M1), e depois de um tempo parte o outro motor (M2), sendo que o desligamento é simultâneo.
Componentes do circuito com partida temporizada
Este circuito e composto por Fusíveis, três Botoeiras sendo uma ON, uma Off e outra de emergência (B0, B1, B2), duas contatoras, dois relés térmicos, um relé temporizado eletrônico.
* Fusíveis: Em eletrônica e em engenharia elétrica fusível é um dispositivo de proteção contra sobre corrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.
* Botoeira de emergência (B0):dispositivo destinado para a segurança do operador. Este dispositivo e instalado junto à área de acesso do operador no momento da manutenção tem como função desligar o sistema caso algo de estranho seja identificado pelo responsável da manutenção. E composta por um contato fechado NC 1 e 2, que são ligados em serie com o contato NC 95 e 96 do relé térmico.
* Botoeira On e Botoeira Off (B1 e B2): estas botoeiras são responsáveis pelo acionamento e desligamento respectivamente do circuito através de seus