Correntes de Convecção
Construção Civil – Modalidade de Movimento de Terra e Pavimentação
Correntes de convecção e Vulcanismo
São Paulo
2014
Correntes de convecção
As Correntes de Convecção da Terra (também chamadas de Células de Convecção) são os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre. Acredita-se que elas sejam as grandes responsáveis por inúmeros processos de transformação do relevo de origem endógena, como terremotos, vulcanismos, tectônica de placas, entre outros.
Sabemos que a Terra possui três principais camadas: crosta, manto e núcleo. Sabemos também que o manto terrestre é composto por magma, que são formações rochosas que se encontram em uma consistência pastosa, graças ao elevado calor interno da Terra. Assim, se considerarmos a fluidez dessa camada, não é difícil imaginar que esse material realize constantes movimentos.
As células de convecção e seus movimentos ocorrem pelo fato de o magma não possuir uma temperatura homogênea. A região mais próxima ao núcleo é mais aquecida e a região mais próxima à crosta é mais “fria”. Assim, o magma que se encontra mais elevado e que possui temperaturas inferiores “desce” em direção ao núcleo e o magma mais aquecido, por ser mais leve, sobe em direção à crosta.
Esses movimentos são cíclicos, uma vez que o magma que sobe se resfria e o que desce se aquece, reiniciando o processo. No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, essa sequência não é muito rápida, levando vários e vários séculos para se concretizar.
Quando as correntes alcançam o manto, o calor causa uma colisão entre as placas continentais e as placas oceânicas. A colisão faz com que as placas convirjam, o que significa que uma placa oceânica se desliza para baixo a uma inclinação de 45° ou menor. A corrente de convecção continua a empurrar o magma até depois do nível do manto, alcançando a crosta da terra e produzindo um