Corrente farádica
A onda bifásica e assimétrica da corrente farádica torna-a menos que uma corrente bifásica simétrica, mesmo com pulsos menores. Apesar de a farádica ser originalmente bifásica assimétrica, equipamentos modernos são capazes de fornecer tanto pulsos bifásicos simétricos quanto pulsos monofásicos (neofarádica).
A corrente farádica é uma corrente de excitação de baixa freqüência, 50 a 100 Hz, com largura de pulso de 0,1 a 1 ms e com intervalo de 20 ms, que tem fins terapêuticos e diagnósticos.
A corrente farádica original era uma corrente alternada de freqüência muito irregular.
Esta irregularidade foi a causa da rápida modificação da forma descrita por Faraday anteriormente. Assim nasceu a corrente neofarádica, uma variação da corrente farádica produzida pro alguns aparelhos atualmente que é uma corrente estimulante que consiste em pulsos triangulares com duração de 1 ms e um intervalo de 19 ms com uma freqüência de 50 Hz. A corrente farádica original é uma corrente alternada, já a neofarádica tornou-se uma corrente contínua interrompida com um impulso de duração de 1 ms e intervalo de 19 ms.
Diferentemente da corrente galvânica, a corrente farádica original não é polarizada, isto é, não apresenta pólos positivo e negativo.
EFEITOS FISIOLOGICOS
Estimula nervos motores e sensitivos;
Ocasiona contração dos músculos;
Favorece o retorno venoso;
Aumenta o aporte sanguíneo;
Provoca ação