corrente faradica
CURSO DE FISIOTERAPIA - BACHARELADO
PROFESSORA: CATHARINE FROTA BARBOZA
DISCIPLINA: METÓDOS E TÉCNICAS DE APLICAÇÃO
Caxias – MA
2014
Acadêmicos: Ana Beatriz; Andressa Barros; Anderson Marcelo; Brenda Leticia; Cleodston Galvão; Elieda Guimaraes; Francisca Maria; Francisco Júnior e Hadylla Maria
Avaliação Cardiorrespiratória
Relatório de aula prática para a disciplina de MTA do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA; Ministrada por: Catharine Frota Barboza.
Caxias – MA
2014
INTRODUÇÃO
O componente cardiorrespiratório está diretamente ligado aos níveis de saúde de um indivíduo, o baixo nível deste componente tem sido correlacionado a várias causas, especificamente ligado às doenças cardiovasculares.
É importante realizar previamente qualquer tipo de avaliação de cardiorrespiratória e motora olhando sempre pelo ponto de vista da prevenção, na busca de uma melhor qualidade de vida e avaliar patologias que a cometem o sistema cardiorrespiratório. Embora o médico seja o responsável final pela tomada de decisão, o Fisioterapeuta participa ativamente deste processo. Para isso, é necessário saber colher informações relevantes sobre o paciente.
Duas fontes fundamentais de dados sobre o paciente são a anamnese e o exame físico (Conjunto de manobras é formado pela Palpação, Inspeção, Percussão e Auscultação). Esses dados coletados ajudam a identificar e guiar a necessidade de exames e diagnósticos complementares.
Devemos avaliar também os sinais vitais (temperatura, FC, FR, PA e SpO2). Por exemplo, taquicardia e taquipnéia podem ser indicativas de temperatura elevada (febre); a avaliação física do tórax e dos pulmões onde considerar as funções vitais de ventilação e