Corrente elétrica
O que é uma corrente elétrica - Quando um campo elétrico é estabelecido em um condutor qualquer, as cargas livres aí presentes entram em movimento sob a ação deste campo. Dizemos que este deslocamento constitui uma corrente elétrica. Nos metais, a corrente elétrica é constituída por elétrons livres em movimento. Nos líquidos, as cargas livres que se movimentam são os íons positivos e negativos enquanto, nos gases, são íons positivos, negativos e elétrons livres.
Corrente convencional - Corrente convencional é utilizada quando substituímos as cargas negativas pelas cargas positivas. Assim, nesta corrente quem se movimentará serão as cargas positivas, na mesma direção, mas em sentido contrário ao movimento das cargas negativas, indo ponto maior para o ponto menor, no sentido do vetor campo elétrico.
Intensidade da corrente - Relação entre a quantidade de carga que passa em intervalo de tempo, em uma secção S. i = ΔQΔt No S.I. = 1 Cs = 1 ampére = 1 A
Portanto, se em uma secção de um condutor tivermos uma corrente de 1 A, significa que, nesta secção, está passando uma carga de 1 C durante 1 s.
Corrente contínua e corrente elétrica
Corrente contínua é quando a corrente permanece inalterada, quando o vetor campo elétrico não é modificado (pilhas e baterias de automóveis).
Já corrente alternada é quando o vetor campo elétrico muda periodicamente de sentido e com isso, o sentido da corrente também muda. É usada em companhias elétricas e pode ser modificada utilizando retificadores.
CIRCUITOS SIMPLES
Pilhas secas – um campo elétrico pode ser estabelecido no interior de um fio condutor quando ligamos as extremidades deste fio aos pólos de uma pilha, porque ela é capaz de manter uma diferença de potencial entre estes pólos, graças a reações químicas. A extremidade A (+) possui um potencial maior que a extremidade B (-) e a diferença de potencial nas pilhas são de 1,5 V. Simbologia: Associação de