Corrente elétrica alternada
JOSÉ JUAREZ ANDRADE DA SILVA JUNIOR
CORRENTE ELÉTRICA ALTERNADA
MACAPÁ – AP
2012
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO AMAPÁ – META
JOSÉ JUAREZ ANDRADE DA SILVA JUNIOR
CORRENTE ELÉTRICA ALTERNADA
TRABALHO ORIENTADO PELO PROF. CARLOS, PELO CURSO DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, VALENDO NOTA PARCIAL DA AV2 DA DISCIPLINA FÍSICA III.
MACAPÁ – AP
2012
QUAL É O MOTIVO PRINCIPAL PARA USAR CORRENTE ELÉTRICA ALTERNADA?
A corrente elétrica que as usinas fornecem às cidades é alternada, nunca é contínua. O motivo é puramente econômico. As usinas, em geral, são afastadas das cidades, de dezenas de quilômetros, de maneira que a corrente elétrica tem de ser transportada por fios, desde as usinas até as cidades. E esse transporte é mais barato por corrente alternada do que por corrente contínua. Além disso, dentro da própria cidade, a distribuição da corrente elétrica para as residências é mais barata e mais cômoda por corrente alternada do que por corrente contínua.
Além desse motivo econômico há um motivo técnico importante: com corrente alternada é possível fazermos muito simplesmente aumento ou diminuição de diferença de potencial com máquinas chamadas transformadores. Assim, por exemplo, dispondo-se de uma diferença de potencial de 110 volts, pode-se obter uma diferença de potencial de 3.000 volts, ou 5.000 volts, etc.
Quanto à utilização de corrente alternada, devemos observar mais o seguinte: para a maioria dos aparelhos de uso doméstico, como por exemplo, lâmpadas de incandescência, ferros de passar roupa, aquecedores, fogareiros, etc. seria indiferente o uso de corrente alternada ou contínua. E, como é mais barato e mais cômodo distribuir corrente alternada para as residências, é essa que utilizamos para aqueles aparelhos. Quando há necessidade de corrente contínua para fins especiais, como por exemplo, as indústrias que utilizam eletrólise, é muito fácil obter-se corrente contínua a partir de corrente