Etapa 2 processos administrativo
Organização da Ação Empresarial
Desenho Organizacional
O desenho organizacional corresponde a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamentos e responsabilidades que não são imutáveis e têm seu comportamento influenciado por variáveis técnicas, individuais, sociais e organizacionais. É baseado na escolha pela qual a empresa pretende seguir e se estruturar para atingir seus objetivos, serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação.
Neste formato, o Desenho Organizacional é parte constituinte da estratégia empresarial.As principais funções do Desenho Empresarial é servir de estrutura básica, operar, decidir e coordenar, constituindo desta forma uma das prioridades da Administração.
É influenciado pelas características do ambiente de tarefa da empresa (clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores). É o meio pelo qual a empresa procura encontrar coerência e compatibilidade entre multiplicidade de variáveis: os objetivos, as divisões, colaboradores, mudanças que ocorrem no ambiente externo.
As principais características do Desenho Organizacional são: diferenciação ( que pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas), formalização ( por meio do cargo, do fluxo de trabalho ou de regras), centralização ( pela dispersão do poder formal, do poder de tomar decisões ou dispersão física de serviços) e integração ( por meio da hierarquia administrativa, objetivos e planos, departamentalização, regras e procedimentos, entre outros). É preciso que seja feito planos, para que a organização tenha seus objetivos e para que se estabeleça a melhor maneira de alcançá-los. Além disso, os planos permitem que a organização consiga e aplique os recursos necessários para a realização de seus objetivos,e para que os membros da organização executem atividades compatíveis com os objetivos e os métodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos, seja acompanhado e medido, para