Potência elétrica em circuitos de corrente alternada
Corrente alternada
Corrente alternada é uma corrente cujo sentido varia no tempo, sua forma de onda é geralemente senoidal, podendo também ser triangular ou quadrada.
Corrente e tensão eficazes
Assim como a corrente, a tensão também varia no tempo, portanto para medir a corrente e a tensão em corrente alternada são usados valores de corrente eficaz(Ie) e de tensão eficaz (Ve).
Ve= Vp/√2 e Ie=Ip/√2
Ângulo de fase
O angulo de fase de um fator de potencia é dado em função da tensão e da corrente do circuito, o fator de potencia pode ser resistivo, se as ondas de corrente e tensão estiverem em fase(igualadas) e então o fator de potencia será igual a 1.Pode também ser Indutivo ou capacitivo se a onda de corrente estiver respectivamente atrasada ou adianta em relação a onda de tensão.
Fator de potência
Basicamente, o fator de potencia serve para medir a quantidade de corrente nescessaria para produzir trabalho util. O fator de potencia é uma relação entre potencia ativa e aparente, porém também pode ser igual a |cosΦ|(angulo de fase).
FP = P/S ou FP = |cosΦ|
Potência ativa, aparente e reativa
Potencia ativa
É a potencia gasta em determinado periodo de tempo,sua unidade é watts e é dada pela fórmula.
P= Ve * Ie * cosΦ
Potencia aparente
É similar a potencia ativa, porém se exclui o cosΦ da fórmula.Sua unidade é o VoltÁmpere(VA). A potencia aparente será sempre maior ou igual à potencia ativa.
S= Ve * Ie
Potencia reativa
Medida em var e dada pela fórmula
Q= Ve * Ie * sinΦ
É uma potencia que não produz watts ativos, portanto aumenta a nescessidade de corrente para produzir mais, pois sua energia retorna à fonte e continua rodando pelo sistema elétrico.
Correção do fator potência
Para corrigir o fator potencia, basta aumentá-lo de modo que ele chegue o mais próximo possivel de 1, para aumentá-lo, de acordo com o triangulo de potencia é nescessario diminuir o angulo entre a potencia ativa