Corrente Eletrica
Eletrodinâmica
É o ramo da eletricidade que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento.
A eletricidade é de suma importância para basicamente todos os processos presentes na vida moderna, como exemplo, sem ela, obviamente você não poderia estar visualizando está postagem.
Corrente elétrica
É o movimento ordenado de elétrons no interior de um condutor, e ela pode ocorrer nos condutores sólidos, como os metais, e em gases e líquidos ionizados.
Importante lembrar que são os elétrons que se movimenta, desprendendo-se da camada de valência da eletrosfera para a próxima camada, assim sucessivamente.
Intensidade da corrente elétrica
Considere uma secção no nosso fio condutor, onde podemos contar a quantidade de elétrons que passam por ela.
Cada elétrons possui uma carga elétrica conhecida como carga elétrica elementar (e):
e = 1,6 . 10-19 C
Para calcular a quantidade de carga elétrica (Q) fornecida basta multiplicarmos os números de elétrons (n) que passa pela secção pelo valor da carga elementar.
A carga elétrica no Sistema Internacional (SI) é medida em columb (C).
A intensidade da corrente (i) será maior quanto mais elétron passar pela secção, ou seja, quanto mais cargas passarem no menor intervalo de tempo (∆t).
Por isso define-se corrente elétrica (i) como sendo a quantidade de carga (Q) dividida pelo tempo (∆t).
A unidade de corrente elétrica no Sistema Internacional (SI) é o ampère (A).
Tipos de corrente
A - Contínua
É aquela que não altera a sua intensidade e nem o seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa. Seu gráfico é dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável. É comumente encontrado em pilhas e baterias.
B - Alternada
É aquela que sua intensidade e seu sentido variam. Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um