Corrente eletrica
Dispositivos de proteção
Relé térmico de proteção contra sobrcarga
O relé de proteção contra sobrecarga ou relé bimetálico ou ainda relé térmico é indicado para proteção de motores contra sobrecarga. A sobrecarga pode ser causada por: rotor bloqueado, freqüência elevada de manobra, partida prolongada, sobrecarga em regime de operação, falta de fase e variação da tensão e freqüência. A função do relé de proteção contra sobrecarga é desligar a alimentação do equipamento antes que sejam atingidos valores de corrente e de tempo que causam deterioração da isolação.
O princípio de funcionamento do relé de sobrecarga baseia-se na dilatação linear de duas lâminas metálicas com coeficientes de dilatação térmicas diferentes, acopladas rigidamente (bimetal). Quando ocorre uma falta de fase, esta se reflete num aumento de corrente, provocando um aquecimento maior e, consequentemente, um acréscimo na dilataçãodo bimetal. Essa deformação aciona a abertura do contato auxiliar que interrompe a passagem da corrente para a bobina do contator, desacionando, com isso, a carga. Para ligar novamente a carga devemos acionar manualmente o botão de rearme do relé térmico.
Em conjunto com a haste, porém isolado elétricamente, existe um contato elétrico que se mantém fechado em sitações normais. Esse contato se abre com a flexão da haste por causa do aquecimento. Normalmente, o contato está em série com a bobina do contator que aciona a carga. Assim, sempre que há uma sobrecarga ocorre a atuação do relé térmico e, consequentemente, o desligamento da carga. A rigor, o relé térmico desliga as cargas de forma indireta, por meio da desativação do contator. A Figura seguinte apresenta um exemplo de curva característica de atuação de um relé térmico.
O relé térmico possui as seguintes partes principais: * Contato auxiliar (NA + NF) de comando da bobina do contator; * Botão de regulagem da corrente de desarme; * Botão de rearme de ação manual; *