Estruturas decisórias em ti
Lembrando também que a TI não é formada apenas quando há equipamentos tecnológicos, mas também pelo fato de existir informação no processo. Onde há dados existe informação, seja ela legível (entendível) ou não. E se há informação há também a necessidade organizá-la para que esta se transforme em conhecimento.
A grande necessidade de organizar essas informações é o que move a TI, para que depois de organizadas elas sirvam de norte para a padronização dos processos e suas estruturas, além de servirem para tomadas de decisões nos Planejamentos diversos das Estruturas da empresa.
Portanto, em concordância às afirmações de Mitznberg e o que eu entendo por TI nessas estruturas, relacionarei as Estruturas Decisórias e a aplicação da TI em cada uma delas:
Cúpula Estratégica: é comum principalmente em pequenas empresas que a TI nessa estrutura fique de lado e que seja utilizada, de forma mais maciça, somente pela área operacional. A TI deve ser utilizada nessa estrutura como base de apoio para tomadas de decisões, na escolha e implementação do Plano Estratégico da empresa que, logicamente, deve começar pela sua cúpula, seus dirigentes.
Linha Intermediária: essa estrutura tem, entre outras, a função de interligar a área operacional à cúpula da empresa. Portanto, trata-se de uma área predominantemente gerencial. A gestão precisa ter ferramentas de TI tanto para colher informações dos resultados obtidos pela operação quanto para passar essas informações para a cúpula da empresa tomar decisões ao longo do processo. Dessa forma, a TI nessa estrutura funciona tanto na obtenção de informações de resultados quanto no repasse desses para