Correias
Correias
Podem ser aplicadas de diversas formas. Alguns exemplos são:
Variadores escalonados de velocidade: são transmissões por correia com relação de multiplicação variável em degraus. Os diâmetros das polias devem ser feitos de modo que o comprimento necessário da correia seja suficiente para todos os degraus.
Transmissão variável com correia escalonada.
Variadores contínuos: são normalmente utilizados para relação de transmissão (i) entre 0,8 e 1,2, com graduação através do deslocamento axial dos discos cônicos, onde os diâmetros úteis (dm) das polias acionadora e acionada variam opostamente, conservando a tensão sem a variação da distância entre os eixos.
Transmissão por correia com variação contínua na relação de multiplicação através do deslocamento da correia sobre a polia em movimento.
Correntes
São aplicadas em diversas áreas da indústria e em máquinas, como motocicletas, bicicletas, máquinas agrícolas, máquinas escavadeiras, motores, etc.
Transmissão em unidade móvel de força.
Removedor de neve rodoviário acionado a diesel.
Bicicletas.
Cabos de aço
Suas aplicações abrangem áreas como construção civil, automobilística, mineração, indústria siderúrgica, usinas de açúcar e álcool e equipamentos diversos.Sua aplicação é essencial para o funcionamento de guindastes e elevadores, gruas e, principalmente, em sistemas de elevação de cargas.
Guindastes.
Construção civil.
Elevadores.
2. Vantagens e desvantagens
Correias
Vantagens
- segurança: oferece proteção contra choques (em decorrência do deslizamento), vibrações (em função de ser flexível) e sobrecarga (também em decorrência do deslizamento).
- economia: a transmissão por correia é mais econômica que qualquer outro tipo de transmissão, tanto no custo de instalação quanto de manutenção, uma vez que o preço das correias fabricadas em série não é elevado, o mecanismo não exige lubrificação e a substituição de correias gastas se faz fácil e de forma econômica.
- versatilidade: as