Corpusculos da pele
Os corpúsculos sensitivos localizados na pele são classificados em: corpúsculos de MEISSNER, de PACINI, de KRAUSE e de RUFFINI.
Corpúsculos de Meissner: são superficiais, medem cerca de 0,1 mm e atuam como receptores das impressões de contato. São um tipo de mecanorreceptor, mais especificamente um corpúsculo tátil.
Encontram-se distribuídos pela pele, mas se concentram em áreas particularmente sensíveis a toques leves, como nas pontas dos dedos, nas palmas das mãos, nas solas dos pés, nos lábios, na língua, na face e na pele externa dos genitais masculinos e femininos. Localizam-se primariamente imediatamente sob a epiderme. Suas funções são a de detecção de pressão vibratória e tato. Suas fibras são mielínicas.
Corpúsculos de Pacini: também conhecido como corpúsculo lamelar, é um mecanorreceptor que se encontra no tecido conjuntivo, tanto na derme, como nas vísceras e nas articulações. Nesse caso, executam ações relacionadas com a propriocepção.
São formados por uma terminação nervosa recoberta por finas camadas de tecido conjuntivo. Esses receptores respondem à deformação nas suas camadas de proteção, causadas por uma pressão sobre o órgão onde estão implantados.
Corpúsculos de Krause: Medem aproximadamente 0,03 mm e transmitem sensação térmica de frio. Localizam-se nas bordas da epiderme com as mucosas, sendo esses corpúsculos mais numerosos na derme da conjuntiva, na mucosa da língua e na genitália externa. São encapsulados e suas fibras são mielínicas.
Corpúsculos de Ruffini: o corpúsculo de Ruffini é um tipo de mecanorreceptor encapsulado, tendo fibras mielínicas. Ocorre na pele humana que não apresenta pelos e no tecido subcutâneo dos seres