Tato
Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.
Outros receptores são organizados em forma de corpúsculos, ou seja, são células especializadas que estão em contato com terminações nervosas. Os corpúsculos sensoriais podem ser mecanorreceptores ou termoreceptores.
Mecanorreceptores são responsáveis pela percepção do toque:
Corpúsculos de Meissner – percepção de pressões de freqüência diferente.
Discos de Merkel – percepção de movimentações e pressões leves.
Corpúsculos de Vater – Pacini – percepção de pressões. Presentes em grande número na ponta dos dedos.
Corpúsculos de Ruffini – percepção de distensões na pele e calor.
Termorreceptores são responsáveis pela percepção do calor e do frio, e reagem de acordo ao estimulo externo, seja ele frio ou quente.
A pele apresenta três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
EPIDERME: é a camada externa da pele, composta basicamente por queratinócitos, células que produzem a queratina, proteína responsável pela chamada camada córnea. Os melanócitos, localizados na camada basal da epiderme, produzem a melanina, pigmento natural que absorve 90% dos raios ultravioleta que penetram na pele. A camada córnea está na superfície da epiderme, em contato direto com o meio externo. Constituída por queratina e lipídios, permite que a pele absorva os choques e fique impermeável e hidratada.
DERME: contém fibroblastos, células produtoras de fibras elásticas, responsáveis pela elasticidade e flexibilidade, e colágenas, resistentes ao