Tato e olfato
Por toda a pele de nosso corpo existem terminações nervosas livres e terminações nervosas fechadas dentro dos chamados corpúsculos táteis. Há vários tipos de corpúsculos táteis, específicos para diferente impressões.
Na pele existem dois tipos de nervos minúsculos que recebem as impressões do tato. São as terminações nervosas e os corpúsculos táteis. As impressões de dor, tato, calor, frio e pressão são recolhidas pelas terminações nervosas e pelos corpúsculos táteis. Em seguida, são conduzidas pelos nervos até o cérebro, onde são transformadas nas respectivas sensações. Portanto, a dor, o tato, o calor, a pressão são sentidos no cérebro e não na pele.
A sensibilidade tátil pode ser definida como a sensação originada pelo leve contato do algodão com a pele. É captada pelos corpúsculos de Messner, muito numerosos na ponta da língua e dos dedos. A sensibilidade para a pressão é dada pelos corpúsculos de Vater-Pacini, situados profundamente na derme. São muito numerosos nas polpas dos dedos.
A polpa dos dedos percebe, em média, cerca de seis impressões táteis de uma só vez. O alfabeto Braile, que permite aos cegos ler, foi criado levando em conta essa característica. Nesse alfabeto, cada letra é uma combinação de até seis pontos.
Além do tato, a pele registra também diferenças de temperatura e dor. Os corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio; os de Ruffini, calor.
A dor resulta de estímulos captados pelas terminações nervosas livres espalhadas por toda a pele. A sensação de dor tem função protetora, pois alerta a pessoa contra ameaças de lesão ao corpo.
Em animais
O mesmo se passa com animais noturnos que, face à falta de luz, usam bigodes longos ou antenas desenvolvidos para detectar através do tato as propriedades do meio, por exemplo Gatos, Ratos e Toupeiras.
O que são corpúsculos? São órgãos sob a pele com a responsabilidade de captar as sensações do ambiente.Eles transmitem a informação aos neurônios sensoriais.
Os corpúsculos sensoriais