Corporação.
O filme mostra o desenvolvimento dos negócios realizados pelas corporações nas sociedades contemporâneas, considerando-as como uma "pessoa" com direitos constitucionais e com funções públicas específicas. Com a construção de um direito comercial as corporações possuem a maioria dos direitos de uma pessoa, tornando-as aptas a todo tipo de ações e a violações da legislação ambiental e de direitos civis. As Corporações podem ser acusadas criminalmente e condenadas à pena de medidas corretivas, algo que seria impossível se a responsabilidade fosse a de indivíduos que não tem ativos suficientes para corrigir grandes violações.
Um outro tema deste documentário é a avaliação da corporação como uma "personalidade", como se fosse um ser humano, feitas através dos critérios diagnósticos do DSM-IV, comparando o perfil de negócios rentáveis das corporações ao diagnóstico clínico de um psicopata, ou seja, um insensível desrespeito para os sentimentos de outras pessoas, o desrespeito pela segurança de outras pessoas, a incapacidade de manter relacionamentos humanos, a incapacidade de experimentar culpa, a falta de conformidade para as regras e normas sociais e continuamente mentindo visando o lucro.
The Corporation (A Corporação, em português) é um documentário canadense de 2003, dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro (The Corporation: The