Corpo rigido mecanica
CORPO RÍGIDO: Sistemas equivalentes de forças
Profª Adiana
Conteúdo
1ª Parte
Forças Internas e Externa Princípio da transmissibilidade. Forças Equivalentes Produto Vetorial de dois Vetores Produto Vetorial Expresso em termos das Componentes cartesianas Momento de uma força em relação a um ponto Teorema de Varignon Componentes Cartesianas do Momento de uma Força Produto escalar de dois vetores
ESTÁTICA DOS PONTOS MATERIAIS A substituição de duas ou mais forças que agem em um dado ponto material (tamanho e forma não afetam a solução dos problemas) por uma única força que produz o mesmo efeito que as forças originais. CORPOS RÍGIDOS Este capítulo considera o efeito de forças aplicadas em corpo rígido e mostra como substituir um dado sistema de forças por um sistema equivalente mais simples. A hipótese fundamental sobre a qual se baseará nossa análise é o princípio da transmissibilidade.
CORPOS RÍGIDOS
É o conjunto de pontos materiais que não se deformam. Forças que atuam no corpo rígido: (a) – Externas – Ação de outros corpos sobre o corpo rígido considerado. (b) – Internas – Mantêm unidos os pontos materiais que formam o corpo rígido.
R1 Forças Externas
R2
Transmissibilidade, Forças Equivalentes
F e F’ são equivalentes. O corpo rígido permanece em equilíbrio ou em movimento se: F e F’ tiverem o mesmo módulo, direção e sentido na mesma linha de ação.
Limitação:
Deformação por tração – Alongamento
Deformação por compressão – Encurtamento
Produto Vetorial de dois vetores Breve revisão: X Condições para V: 1. A linha de ação de V é perpendicular ao plano que contém P e Q. 2. V = P.Q.sen (módulo) 3. Direção: Perpendicular ao plano PQ Sentido: Regra da mão direita.
Os produtos vetoriais não são comutativos Q x P = -(P x Q) Propriedade distributiva: P x (Q1 + Q2) = P x Q1 + P x Q2 Propriedade associativa: (P x Q) x S ǂ P x (Q x