Corpo luminoso
Antigamente, acreditava-se que a luz estava presente no corpo humano e que o olho era o responsável pela saída dessa luz.
Em resumo, pode-se dizer que atualmente os físicos e demais estudiosos do assunto acreditam que a luz seja formada pela junção de fótons e que por isso possui natureza ondulatória.
As ondas, seja qual for o tipo, estão sempre presentes na vida diária de cada pessoa. Mas o que é uma onda?
Onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. As imagens que visualizamos, por exemplo, são possíveis porque as ondas de raios luminosos sensibilizam o sistema visual, no entanto existem algumas que o sistema visual humano não consegue visualizar em razão das limitações do mesmo, tais como as ondas eletromagnéticas e as ondas utilizadas nas telecomunicações. O mesmo ocorre com as ondas sonoras. O sistema auditivo humano consegue captar as ondas provenientes dos ruídos, das vozes, pode captar os sons das músicas, no entanto ele não capta outros sons como, por exemplo, o ultrassom.
Para se classificar uma onda são utilizados vários critérios. Uma onda pode ser unidimensional, bidimensional ou tridimensional, dependendo do número de direções em que ela está se propagando.
A onda é classificada como unidimensional quando se propaga em apenas um meio, por exemplo, a propagação de uma onda em uma corda. Ela é classificada como bidimensional quando se propaga em duas direções como, por exemplo, ao longo de uma superfície como a água. As ondas bidimensionais, por sua vez, caracterizam-se como retas ou circulares dependendo das frentes de onda. E por último quando a onda se propaga no espaço ela é classificada como tridimensional, ou seja, em três direções como, por exemplo, as ondas que são produzidas pelas fontes sonoras e luminosas. Assim como