corpo humano
Os movimentos respiratórios são controlados pelo sistema nervoso central, mais especificamente pelo bulbo. O acúmulo de CO2 no sangue, juntamente com a água, origina o ácido carbônico. A ionização deste ácido, acidifica o sangue, fator que estimula o bulbo, que, em resposta, aumenta a frequência dos movimentos respiratórios. Com a retirada do CO2 circulante através da respiração, o pH do sangue volta ao normal, assim como a frequência respiratória.
c) Sistema digestório
O sistema digestório humano é do tipo completo, ou seja, existe boca e ânus. O processo de digestão tem início na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes, umidificado pela saliva e atacado pela ptialina (ou amilase salivar), que inicia a quebra de moléculas de amido. Essa mistura de alimento triturado e saliva forma o bolo alimentar.
O bolo alimentar segue através da faringe e do esôfago e chega ao estômago. No interior do estômago o bolo alimentar é atacado pelo suco gástrico. O suco gástrico contém uma enzima denominada pepsina, que realiza a quebra das proteínas. O bolo alimentar parcialmente digerido pelo suco gástrico forma uma mistura chamada de quimo, que segue para o intestino delgado.
No intestino delgado o quimo sofre a ação de enzimas provenientes da própria parede do órgão (suco entérico), do fígado (bile) e do pâncreas (suco pancreático).
O suco entérico possui carboidrases, enzimas que realizam a quebra de carboidratos;