cornea
A córnea é a parte anterior transparente e protetora dos olhos. Ela tem a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa.
A córnea é a primeira estrutura com poder dióptrico do olho, possuindo em média 44 dioptrias. Através dela passam os feixes luminosos, sofrendo refração, modificando a sua trajetória.
É transparente porque é avascular, e tem fibras com arranjo regular.
É formada por 5 camadas, de fora para dentro: 1) Epitélio corneano;
2) Membrana de bowman;
3) Estroma (90 % da espessura);
4) Membrana de descemet;
5) Endotélio corneano.
A córnea não se impregna de água por proteção principalmente do epitélio e do endotélio. Na ruptura do epitélio há um edema localizado, a córnea só impregna na região lesada.
Na ruptura do endotélio corneano a impregnação é generalizada e mais grave
(edema difuso de córnea).
O epitélio corneano é lipossolúvel, enquanto e estroma é hidrossolúvel; assim, os medicamentos para usarmos na córnea devem ser hidro e lipossolúveis.
Nutrição: Ocorre principalmente pelo oxigênio da lágrima. Mas também por difusão a partir dos vasos do limbo e pelo humor aquoso.
Câmara Anterior
Câmara Posterior
Inervação: Ricamente inervada pelo 5o par, por isso é muito sensível e altamente reativa. Esta sensibilidade a protege de lesões, porque ao mínimo estímulo – que poderia levar a lesão – há lacrimejamento e reflexo de piscar.
Aquelas que só atingem o epitélio corneano
(compromete poucas camadas de células).
Resolução em 24 a 48 horas, não deixando cicatriz.
Rompem as fibras do estroma, deixam cicatriz e há perda de transparência.
Cicatriza em 3 ou 4 dias se for de epitélio e estroma superficial, e pode levar até 6 meses em lesões mais profundas do estroma (como na ceratotomia radial).