transplante de córnea
O restante do globo ocular permanece o mesmo, mantendo o mesmo cristalino, mesma retina e mesmo nervo óptico. Por isso, nao há mudança de cor dos olhos após o transplante.
A córnea é um órgao avascular (nao irrigado por vasos sanguíneos), por isso o risco de rejeiçao é muito menor do que nos outros órgaos. O paciente nao necessita tratamento para imunussupressao com corticóides, evitando-se seus efeitos colaterais.
O transplante de córnea apresenta uma alta taxa de sucesso e é o transplante mais realizado no mundo. A cirurgia pode ser realizada somente com anestesia local e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia. A recuperaçao da visao ocorre lentamente ao longo do primeiro ano de cirurgia.
A técnica clássica de transplante de córnea é o Transplante Penetrante, onde a córnea é inteiramente (todas suas camadas) substituída por outra. Mais recentemente, novas técnicas foram desenvolvidas com o objetivo de oferecer mais segurança e rapidez na recuperaçao da visao.
Os chamados Tranplantes Lamelares consistem na troca de somente algumas camadas (lamelas) da córnea, preservando a parte da córnea que ainda está boa. Nesse caso, podem ser retiradas somente as camadas superficiais (Transplante lamelar anterior superficial ou profundo) ou a camada profunda (Transplante Endotelial).
As principais vantagens dos transplante lamelares (parciais) sao a menor chance de rejeiçao e mais rápida recuperaçao da visao. Entretanto, em muitos casos, o trasplante total (penetrante) ainda representa a melhor opçao, pela maior chance de cura do problema.
A recuperaçao da visao após o transplante de córnea é um processo lento, porém progressivo.
Nos primeiros meses do transplante a