Corn Flakes
O termo processo produtivo surgiu dentro da Organização do trabalho na segunda metade do século XIX , junto com a segunda Revolução Industrial, essa Revolução proporcionou o avanço do maquinário industrial otimizando a produção. O processo produtivo agroindustrial do milho é fundamental, pois atualmente é uma das culturas mais cultivadas no Brasil, atualmente apenas 5% se destina a consumo humano, porém 84% se destina a alimentação de animais , apenas 11% são utilizados na indústria (colas de diversos fins, e na produção de óleo).
Historicamente o milho é consumido pelos povos americanos desde 5 mil a.c, sendo à base da alimentação de vários povos como os Maias, os Astecas e Incas, com a descoberta da América no séc XVI o milho se expandiu pelo mundo devido a ser um alimento riquíssimo com alto teor energético, sendo que 50 gramas da farinha de milho fornecem proteínas iguais a um pão francês do mesmo peso.
O trabalho apresentado visa demonstrar as etapas da cadeia produtiva do cereal Corn Flakes que tem como composto principal o milho.
1. CORN FLAKES
HISTÓRICO
O Cereal matinal Corn Flakes, teve a receita criada pelo americano John Harvey KELLOGGS em 1894, ele trabalhava num sanatório e buscava uma alimentação mais saudável para os pacientes para substituir o consumo de pão, enquanto ele cozinhava uma receita de bolacha com farinha de milho, deixou tempo demais no fogo de modo que a receita ficou levemente tostada para não perder os ingredientes adicionou açúcar e serviu aos pacientes triturado, para sua surpresa a receita foi um sucesso.
Em 1895 John Harvey registrou a patente do seu cereal , posteriormente no ano de 1906, ele montou uma fabrica para a produção do Corn Flakes, onde se expandiu o consumo pelos E.U.A.
Dessa forma o cereal a base de milho tem uma tradição de mais de cem anos, o seu sucesso se deve principalmente pelo teor energético.
Produção Corn Flakes
Nas etapas produtivas do Corn flakes