Unidade V Mapeamento Objeto Relacional
Material Teórico
Mapeamento Objeto Relacional
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Ms. Rafael Alencar Segura
Revisão Técnica:
Prof. Ms. Douglas Almendro
Revisão Textual:
Profa. Esp. Márcia Ota
Mapeamento Objeto Relacional
• Paradigma da Orientação a Objetos
• Programação Estruturada X Programação Orientada a Objetos
• Multiplicidades
• Classes Associativas
·· Leia com atenção e pratique com os exemplos citados, desta forma será mais fácil entender o conteúdo.
·· Esta unidade trata sobre os bancos de dados e modelos orientados a objetos. Por isso, sugiro a leitura dos artigos existentes no item material complementar
Esta unidade trata sobre os bancos de dados e modelos orientados a objetos. Por isso, sugiro a leitura dos artigos existentes no item material complementar.
Lembramos a você da importância de realizar todas as atividades propostas dentro do prazo estabelecido para cada Unidade. Dessa forma, evitará que o conteúdo se acumule, trazendo problemas ao final do semestre.
Uma última recomendação: caso tenha problemas para acessar algum item da disciplina, ou dúvidas relacionadas ao conteúdo, não deixe de entrar em contato com seu professor tutor através do botão mensagens.
5
Unidade: Mapeamento Objeto Relacional
Contextualização
É hora de trabalharmos o paradigma da orientação a objetos, mas voltada para projetos de banco de dados. Estes tipos de SGBD são considerados recentes, muito embora o SGBD relacional ainda tenha uma boa aceitação no mercado de trabalho. Atualmente, as novas versões dos bancos de dados comerciais são Objeto Relacional, que significa que reúnem as melhores características dos 2 modelos de banco de dados.
6
Paradigma da Orientação a Objetos
Este paradigma parte do princípio que, no mundo em que vivemos, existem diversos objetos, os quais possuem características e realizam ações. Por exemplo, um automóvel é um objeto que possui características: cor, ano modelo e marca. E realiza algumas ações, acelerar e