Cores primarias
Pólo: Codó
Disciplina: psicologia do desenvolvimento
Tutor Presencial: Franciana de Sousa Silva
Tutor a Distância: Márcia Andréa Soares Leão
Atividade: II
Aluno (a): Ednaldo Silva
Enunciado:
O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA ADOLESCENCIA E SEUS ASPECTOS - COGNITIVO E SOCIAL A adolescência dura quase uma década, aproximadamente dos 12 ou 13 anos até o inicio dos 20 anos. Não há definição clara para seu ponto de inicio ou fim (PAPALIA, 2006). Geralmente considera-se que a adolescência inicia na Puberdade, o processo que leva à maturidade ou fertilidade – a capacidade de reprodução.
O inicio da adolescência (aproximadamente dos 11 ou 12 anos aos 14 anos de idade), marca a transição de saída da infância, oferece oportunidade de crescimento, não apenas em dimensões físicas, mais também em competências cognitivas e sociais.
Puberdade.
A puberdade começa quando a glândula pituitária na base do cérebro envia uma mensagem para as glândulas sexuais para aumentar sua secreção de hormônios. O momento preciso no qual isso ocorre é determinado pela interação de genes, saúde e ambiente; ele pode estar relacionado com a chegada de um nível critico de peso. Nas meninas, os ovários aumentam drasticamente a produção do hormônio femininos estrogênio, o qual estimula o crescimento dos genitais femininos e o desenvolvimento dos seios. Nos meninos os testículos aumentam a produção de andrógenos, principalmente testosterona, os quais estimulam o crescimento dos genitais e dos pelos corporais masculinos. (Meninos e meninas têm ambos os tipos de hormônios, mas as meninas têm níveis mais altos de estrogênio e os meninos níveis mais altos de andrógenos.
As mudanças físicas tanto em meninos quanto em meninas durante a puberdade incluem o surto de crescimento adolescente, o desenvolvimento de pelos pubianos, de voz mais grave e o desenvolvimento muscular. A maturação dos órgãos reprodutivos traz o inicio da maturação nas meninas e a produção de