corelação
Quando as duas variáveis são quantitativas, e podemos fazer um gráfico de dispersão, podemos medir associação calculando um coeficiente de correlação.
O mais comum é o coeficiente de correlação de Pearson, também conhecido como o coeficiente de correlação produto de momentos.
Uma versão alternativa não-paramétrica é o coeficiente de correlação de postos de Spearman, e discutiremos a seguir as circunstâncias nas quais este é preferível.
Quando o tipo de coeficiente de correlação não é especificado assume-se que é o de Pearson.
Ambos são denotados por , e têm as seguintes propriedades: varia entre e corresponde a não associação quanto maior o valor de , mais forte a associação corresponde a ambas variáveis crescendo juntas corresponde a uma variável ficando menor à medida que a outra fica maior.
Relações entre variáveis
Em diversas investigações deseja-se avaliar a relação entre duas medidas quantitativas. Por exemplo, estão as alturas de filhos relacionadas com as alturas dos seus pais? Processos praianos condicionam a inclinação da zona pós-praia abaixo da linha da maré baixa? Ou seja, o ângulo de inclinação do fundo oceânico situado logo após a linha da maré baixa a estirâncio está relacionado com o diâmetro médio (em ) do sedimento do fundo oceânico?
Três propósitos principais de tais investigações podem ser: para verificar se os valores sestão associados. (Os valores de uma medida tendem a crescer (ou decrescer) à medida que a outra cresce?) para predizer o valor de uma variável a partir de um valor conhecido da outra. para descrever a relação entre variáveis. (Dado um aumento específico numa variável, qual o crescimento médio esperado para a segunda variável?)
A associação linear entre duas variáveis é avaliada usando correlação. Para predizer o valor de uma variável contínua a partir de uma outra variável e para descrever a relação entre duas variáveis utiliza-seregressão (veja o próximo capítulo).
O primeiro estágio