edificaçoes
MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
– BLOCOS CERÂMICOS -
1. ALVENARIA
Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto) e pedras.
A alvenaria pode servir tanto para vedação ou como estrutura de uma edificação. Neste segundo caso, assume o nome de alvenaria estrutural.
A alvenaria é comumente usada em paredes de edificações, muros de arrimo e monumentos.
Os blocos mais comuns são os cerâmicos e os de concreto. Os blocos cerâmicos podem ser maciços
(também conhecidos como tijolos) ou vazados. Os blocos de concreto são sempre vazados.
A alvenaria como material de construção possui cerca de 10.000 anos e tem origem na própria civilização, surgindo com a passagem do Homem de coletor a produtor, e de nômade à sedentário.
A simplicidade da técnica de construção, baseada na colocação de uma pedra sobre outra pedra, permitiu a sua sobrevivência até aos dias de hoje, obviamente adotando novos materiais e tecnologias industrializadas.
Até muito recentemente o interesse da comunidade técnica sobre a alvenaria foi muito reduzido, face à novidade e importância dos materiais de construção do século XX (aço e concreto).
Materiais Técnicas e Estruturas I/ PUCRS/ Faculdade de Arquitetura- Profa: Maria Regina Costa Leggerini
2
Os trabalhos de alvenaria, incluindo os respectivos revestimentos, correspondem a cerca de 15 % do valor total da construção de edifícios. No entanto, as paredes de alvenaria têm, habitualmente, desempenhos incompatíveis com a sua importância funcional e econômica (cerca de 25% do total das anomalias em edifícios), por insuficiências ao nível da concepção e da execução, bem como ao nível da seleção dos materiais.
2. UNIDADES PARA EDIFICAÇÕES (TIJOLOS OU BLOCOS) :
Os tijolos ou blocos que compõem a alvenaria podem ser constituídos de diferentes materiais, sendo mais utilizados os cerâmicos ou de