coreia do sul e do norte
Até o final da primeira metade do século passado, não havia duas Coreias, a do Norte e a do Sul, como é hoje. As Coreias eram uma só, que era chamada simplesmente de Coreia. Entretanto, entre 1910 e 1945, o território da Coreia esteve ocupado pelo Império do Japão, e essa ocupação só se encerrou com o fim da Segunda Guerra Mundial, da qual o Império Japonês saíra derrotado. A partir de então, a Coreia foi divida na altura do paralelo 38 N, passando a ser administrada pela União Soviética ao norte, e pelos Estados Unidos ao sul. Surgiam, assim, as Coreias do Norte e do Sul, que permanecem divididas e em clima de enorme tensão até hoje.
Apesar de serem vizinhas, as duas Coreias são totalmente diferentes em relação à cultura, religião, economia e política. Um território dividido entre extremos. Ao norte, o país mais fechado do mundo. Ao sul, uma aliada dos Estados Unidos, país símbolo do liberalismo. Ao norte, uma população miserável, faminta e perseguida, dependente das doações de alimentos que vêm do exterior. Ao sul, uma economia próspera, um país moderno e industrializado.
COREIA DO NORTE
Como se trata de um país com um regime extremamente fechado e um líder autoritário que ocupa a posição de ditador, muitas vezes não é possível saber até que ponto as informações que circulam na mídia são realmente verdadeiras.
- Os norte-coreanos marcam os anos a partir do nascimento de Kim Il-sung e não de Jesus Cristo. Por esse motivo, agora eles estão em 103 e não em 2014;
- Os norte-coreanos não podem ler jornais, revistas, ou livros estrangeiros. Recentemente, foi anunciado que um serviço de internet móvel seria disponibilizado no país, mas só para estrangeiros. Jornalistas apenas podem entrar no país com a autorização do governo, que é praticamente impossível de conseguir.
- existem apenas 605 usuários de internet no país, o que não representa nem 0,01% da população;
- País controlado por uma dinastia comunista hereditária