Coracao e Pulmao
Luiz Flávio Ferreira Filho
Coração Normal
Situa-se no mediastino anterior entre os dois pulmões. Relaciona-se anteriormente com os pulmões, esterno, costelas e músculos intercostais; lateralmente, às estruturas dos hilos pulmonares, pulmões, nervos frênicos e vasos pericardiofrênicos; posteriormente, ao esôfago, à aorta descendente e às veias ázigo e hemiázigo. A face inferior repousa sobre o diafragma. É envolto pelo saco pericárdico, que contém cerca de 20 a 50 ml de líquido amarelo-citrino, cuja função é promover a lubrificação, facilitando os movimentos durante a contração.
O coração é um órgão muscular oco, grosseiramente cônico, formado por três camadas: endocárdio, miocárdio e epicárdio.
O epicárdio ou pericárdio visceral é uma membrana serosa que recobre o miocárdio e se reflete nas raízes dos grandes vasos da base, continuando-se com o pericárdio parietal para formar a cavidade pericárdica. O miocárdio é responsável pela contração do órgão. O endocárdio reveste internamente o miocárdio (endocárdio mural) e forma as valvas cardíacas (endocárdio valvar).
São quatro as câmaras cardíacas: um átrio e um ventrículo direitos e um átrio e um ventrículo esquerdos. Os átrios direito e esquerdo são formados por paredes finas e comportam-se como câmaras de recepção, respectivamente, do sangue venoso sistêmico e do sangue arterial pulmonar. Os ventrículos direito e esquerdo possuem paredes espessas e funcionam como bombas de produção do sangue, respectivamente, para os pulmões e para a circulação sistêmica.
O peso do coração no homem varia de 300 a 350 g e da mulher de 250 a 300 g.
O AD recebe o sangue venoso sistêmico através das veias cavas superior e inferior, que desembocam medial e posteriormente junto ao septo interatrial. O AE situa-se à esquerda e dorsalmente ao átrio direito e à raiz da aorta, e seu apêndice auricular se projeta à esquerda do tronco pulmonar. As veias pulmonares se abrem na parede dorsal do átrio esquerdo