Coqueria
RELATÓRIO DE PROCESSOS SIDERÚRGICOS
COQUERIA
Relatório apresentado pela turma EGM09N1, do 9º Período de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras - Campus Vale do Aço na disciplina de Processos Siderúrgicos.
Autores:
Conteúdo OBJETIVO 3 Resumo 4 INTRODUÇÃO 5 1. Carregamento 6 2. Coqueificação 7 2.1. Fornos De Coque 9 2.2. Topo Da Bateria. 10 2.3. Tubos De Ascensão. 11 2.4. Silos De Mistura 12 3. Descarregamento 12 3.1 Guia De Coque 12 4. Apagamento e Expedição 13 4.1 Locomotiva E Vagão De Extinção 13 4.2 Torre De Extinção 14 4.3 Rampa De Coque 14 4.4 Sistema De Transporte 15 5. CONCLUSÃO 17 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
OBJETIVO
Neste Trabalho visamos relatar o conceito de COQUERIA, citar alguns de seus principais componentes e conjuntos para de forma clara e direta descrever sua funcionalidade. Além da parte estrutural procuramos descrever de maneira sucinta os processos resultantes dos sistemas citados e a metodologia do mesmo.
Resumo
Neste trabalho descrevemos uma coqueria em funcionalmente. Conceituamos o termo e o produto resultante do processo, o coque. Falamos um pouco de sua aplicação e onde é utilizado.
O caminho percorrido pela matéria prima até o seu produto final no sistema foi desmembrado, de maneira a enfatizar os principais pontos do processo. Abordamos o principio do processo com o carregamento, conceituamos e explanamos a coqueificação, descarregamento, apagamento até o final do processo onde ocorre a expedição.
INTRODUÇÃO
O carvão mineral não pode ser utilizado como tal nos ALTOS FORNOS, por conter uma série de impurezas e voláteis. Portanto, torna-se necessário submetê-lo a um processo denominado coqueificação.
O principal objetivo desse processo de coqueificação é o resíduo sólido que resulta ao final do processo, que é o coque (carvão coque), um produto com alto teor de carbono (>que 85%), matéria prima fundamental