Treinamento Coqueria
INTRODUTIVO À
ÁREA DE
COQUERIA
TREINAMENTO INTRODUTIVO À ÁREA DE COQUERIA
1 - INTRODUÇÃO
Este
Manual tem como objetivo fornecer noções
básicas
sobre a área de
coqueria.
Desta maneira, procurar-se-á dar uma idéia genérica da origem do carvão mineral, o histórico e a evolução e operação das coquerias.
1.1 - O CARVÃO MINERAL
1.1.1. - ORIGENS E GEOLOGIA
O
carvão mineral é uma massa compacta, estratificada, oriunda da decomposição de matérias vegetais, as quais passaram por vários estágios de conseqüentes ações geológicas, que provocaram modificações em suas propriedades físicas e químicas.
As modificações nas propriedades da matéria vegetal envolvem alterações complexas nos constituintes da sua estrutura, com evolução da umidade, gás carbônico e metano. Desde a antigüidade, se reconhece a origem vegetal do carvão-de-pedra. Nos linhitos pode-se observar ainda restos da estrutura das plantas que o formaram.
Os depósitos carboníferos se localizam nos limites de regiões montanhosas, onde alterações geológicas, no período quaternário, causaram o soterramento de florestas.
Para o desenvolvimento da luxuriante vegetação da época, era necessário clima ameno, com bastante umidade e solo fértil.
Estas duas condições são encontradas nas vizinhanças de cordilheiras, pois as cadeias de montanhas representam coletores de chuvas que, devido à diferença de altura entre os montes e a planície, provocam uma erosão intensiva, resultando em fonte de suprimento de minerais pela conseqüente sedimentação nas baixadas. Para a formação de camadas carboníferas, outra condição essencial teria sido o abaixamento do subsolo lento, porém, interrompido. Como resultado de um movimento tectânico deste tipo, a região coberta de florestas ficou submersa, transformando-se em lago. com o passar do tempo, argila e areia eram arrastadas pela erosão natural e o depósito de turfa, recoberto por uma camada de terra. A compactação progressiva da turfa se fazia pelo acúmulo cada vez maior
de