Copy of Revestimentos ceramicos
A cerâmica mais primitiva é constituída por argila e outras matérias inorgânicas queimadas em altas temperaturas e não existem registros que determinem a data aproximada de sua origem. Sabese que é um material produzido há muitos séculos e utilizado para as mais variadas funções, desde elementos decorativos, louças tijolos e esculturas, até os revestimentos cerâmicos conhecidos nos dias atuais.
Algumas literaturas apontam que sua origem é dada a partir do oriente médio enquanto outras citam civilizações babilônicas como os criadores deste material.
Durante os séculos XV e XVI crescem os números de registros de utilização da cerâmica, principalmente em Portugal, apesar deste país não ser um grande produtor do material. Desde então a história da evolução da sociedade pode ser traçada em paralelo com a história da evolução dos elementos cerâmicos, pois cada época apresenta um padrão de tecnologia, de arte, de origens de inspirações por conta da influência de outras culturas e outros povos, principalmente a cultura mulçumana sobre a cultura portuguesa. Destacase também que a evolução da cerâmica muçulmana é uma miscigenação das culturas assírias, persas, chinesas e egípcias. Azulejo com motivos portugueses
No Brasil o revestimento cerâmico nasceu por conta da dependência cultural de
Portugal. As peças eram encomendadas de Lisboa e trazidas ao Brasil em forma de painéis decorativos e tinham como temática, principalmente, as cenas bíblicas, paisagens e do cotidiano de Lisboa.
Hoje o Brasil é um grande produtor de revestimentos cerâmicos e, diariamente, a variedade de quantidade e qualidade desses materiais aumenta, bem como a sua aplicabilidade não sendo incomum a sua aplicação em ambientes como salas de estar, halls de entrada e até mesmo em