Copom
Livro: O LIDER DO FUTURO Auto: Jonh Naisbitt
O livro “O LIDER DO FUTURO” mostra 11 conceitos importante para ter clareza num mundo confuso, 11 conceitos que o autor chama de modelos mentais. O livro propõe ao leitor uma revisão dos seus modelos mentais, de como encarar o mundo, de como avaliarmos as informações que nos são passadas. O livro nos da idéia que a diferença não está naquilo que você aprende, mas sim na forma como você pensa sobre a informação que lhe é transmitida. As pessoas criam, certas regras para disciplinar suas mentes e filtrar as informações. Comparamos e medimos as informações que recebemos com base na nossa própria experiência e no grau de importância para nós, usando nossos valores e nossos modelos mentais. O conjunto de valores, idéias preconcebidas e condicionamentos que temos é que induz nossos julgamentos em quase todas as áreas. Dentre os mais importantes conceitos apresentado pelo livro podemos destaca:
• Concentre-se no placar do jogo –. Esse conceito mostra como você deve gerenciar sua empresa baseada em fatos, além de não se deixar levar pela obrigação de estar sempre certo o que pode levar a um abismo entre palavras e fatos que aumentam quando o orgulho pessoal está envolvido. Outro erro cometido é trabalhar com a premissa que “A maioria tem razão”. Não é que a maioria tem razão, a maioria decide o que fazer. Nesse caso, é importante fazer o que foi decidido, mas não esquecer que a minoria expressou durante o processo de discussão.
• O futuro está embutido no presente : O futuro não é pouco mais do que extensão das coisas como elas acontecem no momento presente. Isso quer dizer que encontramos as sementes do futuro no solo, e não na imensidão do céu. Deve-se ter cuidado que as árvores sozinhas não fornecem uma visão do futuro. Se você quiser identificar os eventos que estabelecem precedentes no mundo, terá que monitorá-los a distância. Se não mantiver esse afastamento, os modismos poderão