copia
Todo ser humano respira da mesma forma: inspirando e expirando. O objetivo da respiração é fornecer O2 para todos os tecidos, através dainspiração, e retirar o CO2 produzido por eles, através da expiração. O O2 é utilizado no metabolismo aeróbio para a produção de energia e o CO2 é produzido durante as reações de fornecimento deenergia e outras reações.
O sistema respiratório, porém, não atinge os tecidos orgânicos sem a ajuda do sistema circulatório. É o sangue que transporta o O2 dos pulmões para os tecidos e leva o CO2 dostecidos para o pulmão, de onde ele será expelido. Quando o sangue é bombeado do coração para os pulmões, ele chega até os capilares pulmonares, que estão em contato com os alvéolos. Esse sangue quechega até os alvéolos é proveniente dos tecidos orgânicos e está carregado com CO2. Os alvéolos, por sua vez, acabam de receber o O2 do ar inspirado. A troca gasosa acontece pela difusão do O2, ou seja, omeio com maior concentração de O2 libera as moléculas para o meio com menor concentração. Dessa forma, o sangue é carregado com O2 e retorna ao coração, de onde parte para o corpo todo. Ao passarpelos tecidos, o sangue libera o O2 que carregava e absorve o CO2 produzido nos tecidos, voltando ao coração e depois ao pulmão. Esse ciclo nunca para!
O transporte do O2 e do CO2 no sangue é feito poruma proteína que está dentro das hemácias, a hemoglobina. Essa proteína tem alta afinidade com o O2 e é por isso que é a responsável pelo seu transporte. Ela só irá liberá-lo nos tecidos, pois aquantidade de O2 nos tecidos, nesse momento, é bastante baixa. Quando a hemoglobina entra em contato com o O2 nos alvéolos pulmonares, ela se associa a quatro moléculas de O2, formando a