Copia Para Estudo
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e isso é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Por isso, é crucial chamar a emergência ou correr para o hospital nos primeiros sinais do problema.
As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o infarto é uma das principais causas.
O infarto ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria.
Sistema Cardiovascular: Coração
A principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio para as células e retirar resíduos do metabolismo celular.
O coração é dividido em quatro câmaras:
Dois átrios: é por onde o sangue chega no coração vindo do pulmão através do átrio esquerdo ou vindo do corpo através do átrio direito;
Dois ventrículos: a partir daí o sangue vai para o pulmão ou para o do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
Quando as câmaras cardíacas se contraem ocorre a chamada sístole e quando relaxam, diástole. Existem ainda as válvulas cardíacas que evitam a volta do sangue que são as válvulas aórtica, pulmonar, tricúspide e mitral.
O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes:
Circulação pulmonar ou pequena circulação: leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração;
Circulação sistêmica ou grande circulação: leva o sangue do