Resenha Sobre Marx E A Teoria Do Capital
Resenha sobre “ Marx : Notas sobre a Teoria do Capital “
O interesse de Marx pelo estudo econômico se despertou pela necessidade de fundamentar os debates sobre os interesses materiais . Em 1840 , no início de sua trajetória política e intelectual , Marx já havia se aproximado do tema econômico e da ciência econômica política .
Essa aproximação a tal temática é definida como uma trajetória que caminha da rejeição para a aceitação. Esta rejeição e adesão , estão conectadas com a teoria do valor : Os primeiros textos ligados a essa área ( “ Manuscritos Econômicos Filosóficos “ e “ Esboço de uma Crítica da Economia Política ) recusaram a teoria do valor trabalho , enquanto que já em 1847 , Marx já compartilhava das ideias de Ricardo .
Engels foi quem iniciou a crítica aos economistas , no Esboço . Assim como Marx , seu ponto de referência é a crítica a propriedade privada , e a contraposição entre liberalismo e mercantilismo . Segundo o Esboço , a economia política era um movimento de negação de privilégios , se contrapondo a ideologia de políticas particularistas característica do Mercantilismo . Porém esse movimento , era de crítica apenas parcial , na concepção de Engels .
Os economistas enaltecem o papel da concorrência e derivam o valor do trabalho humano , adentrando na temática da propriedade e da riqueza . Engels considerava que concorrência e comércio só gerariam rupturas , pois expressavam conflitos e contextos em que a lei do mais forte prevalecia . Em sua visão , o comércio que era decorrência da propriedade privada , revelava as consequências terríveis desse regime . Para ele a única base justa de intercâmbio , era a utilidade , que só poderia ser expressa quando a propriedade privada fosse eliminada . A rejeição a propriedade privada , era em sua visão , uma preliminar baseada na própria natureza humana .
Na visão de Marx a propriedade privada era um resultado do movimento de trabalho alienado . Em sua opinião o