copia do contrato
“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel)
A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
a.
As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.
b.
É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.
c.
Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.
d.
O poder político deve ser analisado tanto do po1. "A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elastrouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris.
(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco.
A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão maismiserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru.
(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de maisinspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: "Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!"
(JulesMichelet. "História da Revolução Francesa", 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:
a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que eranecessário separar