Copa
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que:
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
"A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber".
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN- Arte-1997)
Desde a pré historia a arte tem papel fundamental nas nossas vidas, pois a arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.
Segundo Goulart 2006 afirma que durante o processo de aprendizagem, o ensino das artes na creche pode contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, criticidade possibilitando a ampliação das habilidades artísticas das crianças.
Por isso a importância de se trabalhar arte desde a pré escola, pois assim podemos conhecer e compreender as crianças mais facilmente, a arte faz parte da sua formação.
A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e