copa
Tudo certo para a Copa
A cinco meses para o início da Copa do Mundo, apenas três das cinco grandes obras programadas para Brasília se preparar como uma das doze cidades-sede estarão prontas antes do início da competição. De acordo com o Portal 2014, o estádio Nacional Mané Garrincha, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubstchek e o Expresso DF (ligação do Plano Piloto com o Gama e Santa Maria) serão concluídos.
A duplicação da DF-047 (que dá acesso ao aeroporto) está atrasada. Já o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) – suspenso pela Justiça desde abril de 2009, por suspeita de irregularidades no processo licitatório – não tem previsão para conclusão. O plano de mobilidade urbana ainda não foi concluído e apenas 50% dos 2.580 ônibus novos foram entregues até agora.
O Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), de 2011, está longe de ter um final feliz. Mesmo com novos veículos rodando nas linhas da cidade e a conclusão do Expresso DF, o Plano de Mobilidade ainda é um mistério. De acordo com o professor da UnB, Paulo César Marques da Silva, doutor em estudos em transportes, ainda não existe um plano, e sim obras, e só será possível saber se funcionará quando estas forem concluídas.
A Secretária de Transporte ainda não se posicionou se o Plano de Mobilidade Urbana se adaptará ou será feito um novo para ficar de acordo com a lei 12.587/2012, referente à Política Nacional de Mobilidade Urbana. “A Copa do Mundo não será um problema para o transporte. Afinal, em dias de jogos será feriado na cidade, diminuindo o fluxo de pessoas. Os turistas não precisarão usar o transporte coletivo, pois o Setor Hoteleiro é próximo ao estádio”, acredita o especialista.
Novos Ônibus – Os novos ônibus agradam a população. Eles possuem características até então desconhecidas pelos usuários brasilienses. Todos os novos veículos têm vidros fumê, banco estofado com apoio para a cabeça, elevador de acesso de pessoa com deficiência e/ou dificuldade de locomoção.