copa do mundo
A Copa do Mundo da FIFA é a celebração máxima do esporte mais popular do mundo, o futebol. A cada quatro anos, as 32 melhores seleções dos cinco continentes se enfrentam em busca de um único objetivo, sagrar-se o melhor time do planeta. Feito que apenas oito seleções conquistaram, dentre elas o Brasil, maior campeão mundial com cinco títulos.
Tudo começou com o sonho e a dedicação do francês Jules Rimet, em 1928. Após assumir o comando da instituição mais importante do futebol mundial, a FIFA, ele decidiu organizar uma competição envolvendo seleções de vários países. O torneio, que começou tímido, com apenas 13 seleções, cresceu e conquistou o mundo. Hoje, pode ser considerado o evento esportivo de maior influência política e econômica mundial, juntamente com a Olimpíada.
Em 2014, o Brasil será a sede da vigésima edição do torneio. Após 64 anos, a Copa do Mundo da FIFA retorna ao país. Da primeira vez, em 1950, o Uruguai derrotou os donos da casa numa final realizada no Maracanã. Para o próximo mundial, 12 cidades-sede, das cinco regiões do Brasil, estão sendo preparadas para receberem a maior edição já realizada.
São eles :
Estádios
• Estádio Mineirão: Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 57.483 espectadores, está completamente reformada para receber seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, incluindo um confronto de semifinal.
•
• Estádio Nacional Seguindo os padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes – e o segundo maior, com capacidade para 68.009 espectadores – da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.
O antigo estádio Mané Garrincha, praticamente demolido, deu lugar a uma arena que conta com uma nova fachada, com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado para