copa do mundo marketing
Empresas de diversos segmentos de mercado aproveitam essa oportunidade para promover seus produtos e incentivar seus clientes a consumir no espírito do campeonato. Grandes organizações procuram patrocinar o evento de diversas formas (seleções, jogadores, produtos utilizados nos jogos, imprensa), buscando aumentar a visibilidade de seus produtos e explorar o clima de união e comoção social causado pelo foco midiático na Copa. Outra forma de relacionar sua marca ao evento é utilizar o tema para a criação de produtos temáticos que exploram o esporte e a o sentimento de patriotismo. Afinal, nos meses que antecedem a Copa e durante sua ocorrência, é infinito o numero de produtos que surgem com as cores verde e amarelo, desde artigos do vestuário até cosméticos, brinquedos e utilidades domésticas.
Além de empresas e organizações, outros meios e pessoas realizam ações mercadológicas em cima deste evento. Artistas renomados, brasileiros e internacionais lançam canções voltadas para o tema da Copa do Mundo em diversos sentidos, indiretos ou diretos (esporte, superação, motivação, união entre os povos, amizade). Junto a isso, esta época é repleta de eventos paralelos ao evento principal (Copa) que surgem com o objetivo de cativar o público que visita o país para acompanhar o evento futebolístico. Festivais, shows e encontros de grupos formados em redes sociais visam reunir público e aproveitar a época próspera.
Porém, as empresas precisam estar atentas as regras e regulações que existem para realizar esse marketing. Só para a Copa do Mundo 2014, a FIFA registrou mais de 100 marcas, termos e figuras que passaram a ser