copa do mundo de 1970
Foi durante as Olimpíadas de Tóquio, em 1964, que a Fifa escolheu o México como sede da Copa de 1970, seguindo o rodízio entre continentes. A Argentina, outra candidata, teve que se contentar em ver o seu sonho adiado para 1978. Na votação, o resultado foi uma goleada - 56 a 32. O fato de a Cidade do México ser a sede dos Jogos de 1968 pesou favoravelmente - o país já teria estrutura suficiente para bancar uma Copa. A altitude quase atrapalhou o desejo mexicano .
Cidades-sede e estádios
Cidade do México (Estádio Azteca), Puebla (Cuauhtemoc), Toluca (Luís Dosal), Guadalajara (Jalisco) e León (Guanajuato)
Países participantes Alemanha Ocidental, Bélgica, Bulgária, Brasil, El Salvador, Inglaterra, Israel, Itália, Marrocos, México, Peru, Romênia, Suécia, Checoslováquia, URSS e Uruguai As eliminatórias
Setenta países inscreveram-se para o Mundial. Houve desistência por problemas políticos. A Coreia do Norte, por exemplo, recusou-se a enfrentar Israel. Portugal, França, Hungria, Argentina e Espanha não conseguiram se classificar. O Marrocos tornou-se a primeira seleção africana a participar de uma Copa desde a Segunda Guerra Mundial.
Os artilheiros Gerd Müller (Alemanha) 10 Jairzinho (Brasil) 7 Teófilo Cubillas (Peru) 5 Pelé (Brasil) 4 Anatoli Bishovets (URSS) 4
Um dos melhores atacanfes de todos os tempos, o alemão Gerd Muller deixou sua melhor marca no México. O "Bombardeiro", como era conhecido, marcou 10 gols e fez uma dupla inesquecível com outro craque, Overath. Atacante habilidoso, forte, oportunista, tinha faro de gol. Preciso nos chutes e nas cabeçadas, era dífícil de ser marcado.
Chuteira de Ouro: Gerd MULLER (GER) Prêmio de Melhor Jogador Jovem: Teofilo CUBILLAS (PER)
Para a história Pela primeira vez também foram usados cartões amarelos (advertência) e vermelhos (expulsão). Também foi a primeira Copa a permitir substituições - na época, duas para cada seleção.
Pela primeira vez na