Copa do mundo 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 . depois da leitura do texto “ a copa do mundo é nossa”, desta que os aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa no Brasil em 2014. 5
3 CONCLUSÃO 30 REFERÊNCIAS 32 APÊNDICES 33 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 34 ANEXOS 35 ANEXO A – Título do anexo 36
INTRODUÇÃO
A promoção de grandes eventos esportivos tem sido uma estratégia de diversos países para a atração de investimentos e de atenção internacional. Os benefícios econômicos destes eventos retratam um argumento utilizado para justificar o esforço e o gasto público para sediar tais eventos.
O Brasil, em 30 de outubro de 2007, foi escolhido pela FIFA como país sede da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 (Ministério do Esporte, 2010). O comunicado foi feito durante uma reunião do comitê executivo da Fifa em Zurique, na Suíça, na qual estavam presentes o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, o técnico da seleção brasileira, na ocasião, Dunga, e o ex-jogador Romário. A escolha do Brasil para a Copa de 2014 se deve a uma mudança no regulamento da Fifa. Em 2000, quando a Alemanha derrotou a África do Sul na votação interna do órgão para escolher o país-sede da Copa de 2006, a Fifa decidiu estabelecer um rodízio entre os continentes que abrigarão o campeonato. Coube à África do Sul, o mais desenvolvido país africano, encarregar-se da Copa de 2010.
É uma enorme tarefa para o nosso país, pois nenhuma das prováveis cidades sede tem estádio totalmente preparado. São necessárias inúmeras reformas para atender as condições técnicas, e também novas construções devem ser feitas. São esperados pelo menos 500 mil turistas. Isso seria receber aproximadamente 10% do que o país recebe por ano apenas no mês da Copa .
A Copa do Mundo de 2014 (Copa-2014) representa